Você conhece o poder do subconsciente? O que o Espiritismo pode nos dizer sobre o subconsciente? André Luiz nos afirma que o subconsciente é a soma de todas as nossas vidas. O conjunto de nossos conhecimentos e experiências compõe a nossa mente subconsciente. Se é verdade que plantamos o que colhemos, também é verdade que somos o resultado do que construímos. A mente subconsciente é o passado em nosso presente.
É o subconsciente que determina nossos hábitos e os procedimentos automáticos que realizamos todos os dias. O funcionamento dos nossos órgãos, as reações que temos a determinadas pessoas, coisas ou ideias são fruto do nosso subconsciente.
Todo pensamento, imaginação ou atitude marcante ou fortemente repetida fica gravada no subconsciente, passa a integrar a realidade do nosso subconsciente. A mente subconsciente não distingue verdade ou mentira, não faz diferença entre imagem real e imaginação, não vê diferença entre o sim e o não. Um exemplo dos mais usados: Pense em bicicleta. Bicicleta vermelha. Pensou? Agora não pense em elefante azul. Não pense, não imagine um elefante azul voando. Percebeu? O não não existe…
Para o subconsciente é a mesma coisa um acontecimento real, vivido por você, e uma cena ou conjunto de cenas fortemente imaginadas, cheias de detalhes, som e colorido. O subconsciente não sabe distinguir o que aconteceu de fato e o que é apenas produto da imaginação.
A mente subconsciente guarda os dados desta vida e das reencarnações passadas. Está tudo registrado em algum canto a que você não tem acesso. Esses dados se manifestam através do nosso jeito de ser, do nosso comportamento, nossas manias e fobias, nosso conjunto de crenças e valores.
Através da oração podemos reprogramar o subconsciente. A oração mais eficaz é sempre a oração sentida profundamente. Não é a quantidade de palavras proferidas que dá eficácia à oração. Ao orarmos devemos agradecer pelo que já conquistamos, agradecer às dádivas de Deus, e agradecer pelas coisas que queremos conquistar como se já as tivéssemos alcançado. Se imaginarmos fortemente, detalhadamente, as coisas que queremos alcançar, sentindo-nos gratos por tê-las alcançado, criaremos uma realidade nosubconsciente onde essas coisas que queremos já existirão.
Esse estado de receptividade é fundamental para a eficácia da oração. Nossa mente subconsciente ativa a Lei de atração, removendo obstáculos que se interponham entre nós e a coisa a ser conquistada. Os espíritos que porventura possam nos auxiliar na questão também precisam que estejamos receptivos, abertos, sem barreiras.
Tudo começa pelo nosso pensamento, sempre. Tudo o que queremos e o que não queremos, antes de se tornar realidade, é pensamento. Nossos pensamentos são os principais elementos formadores do nosso subconsciente. Modificando o nosso padrão de pensamentos estaremos alterando a nossa vida, pois a mente subconsciente reproduz, para a realidade, os dados com que a abastecemos ininterruptamente.
O maior desafio para quem descobre a importância do pensamento em sua vida é justamente controlar os pensamentos, dar novo rumo a eles. Isso não se faz de um momento pro outro, é preciso muita persistência e algum tempo. Afirmações positivas são de grande valia, especialmente imediatamente antes de dormir e imediatamente após acordar, por serem os momentos em que nossa mente consciente ainda não está em pleno funcionamento e sobra mais espaço pro subconsciente ser influenciado.
Talvez o maior segredo para controlar os pensamentos esteja na observação das nossas emoções. Geralmente são as emoções que determinam o nosso padrão de pensamentos. Emoções como raiva, tristeza, alegria, euforia, desencadeiam correntes de pensamentos onde uns puxam os outros, ininterruptamente. Assim, ao percebermos uma emoção negativa, é bom trocarmos de atividade, fazermos outra coisa, na tentativa de modificar o estado emocional e dar novo rumo aos pensamentos.
- See more at: http://www.espiritoimortal.com.br/espiritismo-e-o-subconsciente/#sthash.hTlm3BQ2.dpufCurta a página abaixo para receber mais informações.
Nenhum comentário